terça-feira, 18 de junho de 2013

Sequência Didática - Pausa

Sequência didática
Público Alvo: 8ª série/9º ano

Nº de aulas: 05

Conteúdos
Leitura, escuta e produção de texto
Traços característicos de texto narrativo
Gênero textual crônica , características e situação de comunicação
Compreensão e interpretação de texto literário
Roda de conversa
Formulação de hipóteses
Intertextualidade

Habilidades
Analisar narrativa ficcional - elementos essenciais
Reconhecer os elementos organizacionais e estruturais caracterizadores do gênero textual crônica
Identificar valores e conotações veiculados no texto
Formular hipóteses de sentido a partir das informações encontradas no texto
Reconhecer no texto indícios de intencionalidade do autor
Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
Comparar  textos com diferentes estruturas
Transpor texto de linguagem verbal para outras linguagens

Estratégias
Leitura silenciosa
Escuta do texto
Levantamento dos elementos estruturais do texto 
Identificação das características do gênero textual em estudo
Compreensão e interpretação do texto
Comparação entre  a crônica  e o poema
Produção de charge ou HQ baseada no texto

Avaliação:
Empenho e desempenho dos alunos durante a realização das atividades

Recursos Materiais:
Cópias dos textos ( Pausa- de Moacyr Sclair e Relógio – de Oswald de Andrade);caderno de anotações, folhas de papel sulfite, lápis de cor, lápis preto, borracha, canetas, régua;  questionário  preparada pelo professor que contemple  as  capacidades  de: compreensão  (ativação de  conhecimento de mundo, levantamento e checagem de hipóteses, localização e comparação de informações,  generalização, produção de inferências locais e globais), de interpretação/interação (recuperação de contexto de produção, definição de finalidades e metas da leitura, intertextualidade, apreciações estéticas/afetivas, valores éticos.)

Cronograma:
1ª e 2ª  aula - Leitura, escuta e análise da estrutura da obra  (Preencher quadro-síntese)
Título do texto:                                                                                  Nome do autor:
Obra:                                                                                                 Data de Publicação:
Tipo de texto:                                                                                    Gênero textual:
Foco narrativo:                                                                                  Tipo de narrador:
Tempo:                                                                                               Espaços:
Personagens:                                                                                 Discurso predominante:
Enredo (síntese)

3ª aula - Roda de conversa (compreensão e interpretação)
Responder as questões:
1) Justifique o título do texto
2) Levantamento de hipóteses:
Motivos para as atitudes de Samuel- Por que ele mente? Qual o significado do sonho?
3) Que elemento da narrativa está em destaque? Justifique.
4) Compare os conteúdos da crônica e do poema e aponte semelhanças e diferenças

4ª e 5ª aula - Produção de charge ou HQ  ( Compartilhar resultados com Prof. Educação Artística)

Bibliografia:
Currículo do Estado de São Paulo
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. SãoPaulo: SEE: CENP,2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário