Sequência didática
Público Alvo: 8ª série/9º ano
Nº de aulas: 05
Conteúdos
Leitura, escuta e produção de texto
Traços característicos de texto narrativo
Gênero textual crônica , características e situação de comunicação
Compreensão e interpretação de texto literário
Roda de conversa
Formulação de hipóteses
Intertextualidade
Habilidades
Analisar narrativa ficcional - elementos essenciais
Reconhecer os elementos organizacionais e estruturais caracterizadores do gênero textual crônica
Identificar valores e conotações veiculados no texto
Formular hipóteses de sentido a partir das informações encontradas no texto
Reconhecer no texto indícios de intencionalidade do autor
Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
Comparar textos com diferentes estruturas
Transpor texto de linguagem verbal para outras linguagens
Estratégias
Leitura silenciosa
Escuta do texto
Levantamento dos elementos estruturais do texto
Identificação das características do gênero textual em estudo
Compreensão e interpretação do texto
Comparação entre a crônica e o poema
Produção de charge ou HQ baseada no texto
Avaliação:
Empenho e desempenho dos alunos durante a realização das atividades
Recursos Materiais:
Cópias dos textos ( Pausa- de Moacyr Sclair e Relógio – de Oswald de Andrade);caderno de anotações, folhas de papel sulfite, lápis de cor, lápis preto, borracha, canetas, régua; questionário preparada pelo professor que contemple as capacidades de: compreensão (ativação de conhecimento de mundo, levantamento e checagem de hipóteses, localização e comparação de informações, generalização, produção de inferências locais e globais), de interpretação/interação (recuperação de contexto de produção, definição de finalidades e metas da leitura, intertextualidade, apreciações estéticas/afetivas, valores éticos.)
Cronograma:
1ª e 2ª aula - Leitura, escuta e análise da estrutura da obra (Preencher quadro-síntese)
Título do texto: Nome do autor:
Obra: Data de Publicação:
Tipo de texto: Gênero textual:
Foco narrativo: Tipo de narrador:
Tempo: Espaços:
Personagens: Discurso predominante:
Enredo (síntese)
3ª aula - Roda de conversa (compreensão e interpretação)
Responder as questões:
1) Justifique o título do texto
2) Levantamento de hipóteses:
Motivos para as atitudes de Samuel- Por que ele mente? Qual o significado do sonho?
3) Que elemento da narrativa está em destaque? Justifique.
4) Compare os conteúdos da crônica e do poema e aponte semelhanças e diferenças
4ª e 5ª aula - Produção de charge ou HQ ( Compartilhar resultados com Prof. Educação Artística)
Bibliografia:
Currículo do Estado de São Paulo
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. SãoPaulo: SEE: CENP,2004
Nenhum comentário:
Postar um comentário